sábado, 17 de outubro de 2009

ANALISANDO O RIVAL – SPFC x Atlético-MG - 30ª rodada


Esquema: Em uma “final” de campeonato, o Galo vem ao Morumbi para roubar o lugar do São Paulo na vice-liderança e continuar sonhando com a caça ao título do BR/09. Celso Roth usa Ricardinho pela primeira vez como titular, armando o time no 4-4-2 com Carini; Carlos Alberto, Jorge Luiz, Werley e Thiago Feltri; Corrêa, Jonílson, Márcio Araújo e Ricardinho; Diego Tardelli e Éder Luís.

O cara: Diego Tardelli. O Galo mostra-se extremamente dependente do futebol de seu artilheiro no torneio. Quando não atuou, o Atlético teve problemas para obter pontos. Tardelli passa por uma boa fase marcando importantíssimos gols, sendo o principal nome na atual posição do Galo no campeonato.

O cri-cri: Werley. Bom zagueiro, sendo extremamente eficiente na marcação e na ajuda ao ataque, apresentando belo poder de recuperação e talento tanto no jogo aéreo como para sair jogando pelo chão.

O risco: A velocidade do ataque alvinegro. A defesa tricolina tem apresentado falhas juvenis em alguns gols e com o entrosamento e velocidade de Éder Luís e Tardelli, Pode se complicar na tarde de hoje.

A chance: A chance do Tricolor está em dominar o meio-campo, onde o ideal para hoje seria deslocar Jean para o meio, para ajudar Richa e Hernanes no controle do setor, tendo melhor controle de bola e assim explorando a velocidade Dagoberto nas costas de Carlos Alberto para decidir a partida.

Memória: Em 2000, SP e Galo decidiram uma vaga para a final da Copa do Brasil. Após vencer o 1º jogo, no Morumbi por 3x0, o Tricolor se classificou com um empate em Minas, por 3x3.

O “ídalo” Ricardinho. Aquele que hoje estréia na titularidade como comandante do meio-campo atleticano já alimentou essa esperança vestindo a camisa tricolor, no início dessa década. O meia fora contratado a peso de ouro, numa negociação conturbada junto ao Corinthians, mas decepcionou, tanto pelo boicote sofrido como pela saída inesperada.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Em mais um treino do São Paulo.



Washington, mais uma vez agride a bola no treino do São Paulo no CCT da Barra Funda.

Lamentável.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Blog Action Day

A organização Blog Action Day organiza um evento anual, sempre a 15 de outubro, em que todos os blogs que se interessarem participam, com o objetivo de chamar a atenção para algum problema de alcance global. Neste ano, o tema é Mudanças Climáticas.

Este blog apoia esta causa.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Rodada 29

Evolução Rodada 29

Era só mostrar um pouco mais de vontade.
Duro é pensar que nunca foi tão fácil. Talvez só em 2006…

domingo, 11 de outubro de 2009

"A culpa foi do juiz!"


O São Paulo foi até o Maracanã e perdeu por 2x1, de virada, para o Flamengo. Um resultado completamente aceitável pela História e pelas circunstâncias atuais. Dois times, até então, invictos, um São Paulo que vinha de pontos bobos perdidos em rodadas passadas e que depende excessivamente da lucidez de Hernanes (ah, eu não esqueci do texto! Ainda vou fazê-lo, ok?) e um Flamengo que acertou sua marcação e saída de bola, com Álvaro e Maldonado, e que vem subindo na competição. Pelos pontos bobos, hoje era dia do São Paulo buscar o ataque fora de casa e isso significaria arriscar mais. Arriscando mais, o time estaria mais aberto e poderia mesmo sofrer uma derrota.

Logicamente é frustrante perder um jogo, ainda mais de virada, mas com a cabeça mais fria, é aceitável mais uma derrota no Maracanã.

Mas vejo, pelas declarações pós-jogo do elenco tricolino que há um culpado para isso tudo: o árbitro Wilton Pereira Sampaio.

"A culpa foi do juiz ao marcar aquele pênalti e, principalmente, repetir a cobrança!" - é um consenso entre jogadores e comissão técnica Tricolor.

Não, não foi!

A culpa foi do próprio São Paulo que entrou mal-armado taticamente - novamente com improvisações que se mostram desnecessárias ao pensar-se no elenco que se tem - e somente com o intuito de se defender.

O Flamengo foi merecedor da vitória, com um Petkovic solto no meio-campo, comandando o time.

Se o pênalti foi ou não foi marcado corretamente, pode até se discutir. Pra mim foi pênalti claro! Jorge Wagner pode não ter entrado para "matar" a jogada, mas perde o tempo da bola e acerta o adversário. Eu costumo analisar esse lances por um critério muito particular: como eu veria sendo um lance a favor do meu time? Pênalti.

Agora, dizer que o árbitro está errado por mandar voltar uma penalidade máxima, onde parte do time tricolor invade a área e o goleiro Rogério avança para a bola antes do cobrador tocá-la, ao meu ver, é uma tentativa de transferir a culpa ao árbitro pelo mau futebol.

Dá próxima vez, busquemos o gol, ao invés de chamarmos incessantemente o adversário para a nossa área, além de permitir que o meio-campo adversário jogue tão solto e com tanto domínio do campo.

Não transfiramos ao árbitro uma culpa que é nossa! Ele cumpriu a regra. O Flamengo jogou bola. O São Paulo, não. Isso justifica o 2x1 para o time rubro-negro.
Foto: Globo Esporte.com