sexta-feira, 8 de maio de 2009

Vai começar!

Começa nesse sábado o Brasileirão 2009! O São Paulo surge como o time a ser batido. Não que ele tenha uma máquina fora de série ou pinte como favoritaço ao título mas sim pela idéia da quebra de sua hegemonia. Desde 2006 o Brasil não conhece outro campeão Nacional em seu principal torneio e derrubar o Tricolor é a primeira meta!

Eu, como são-paulino, aposto no time na caminhada para o Tetra (ou sétimo título do torneio, com queiram). Vejo a equipe com um elenco muito bom, um treinador competente na fórmula do torneio, boa estrutura, etc. O que pesa contra é o fato do Tricolor ainda não ter encontrado um time dentro desse elenco, um padrão de jogo, além disso, continua apostando alto na defesa e no preparo físico em detrimento ao talento.

Entre as equipes do torneio deste ano, vejo o Internacional como principal adversário do São Paulo na busca pelo título, ligeiramente superior, eu diria. A equipe ainda reforça seu bom elenco, mas já encontrou um time, que mostra equilibrio entre defesa, meio-campo, ataque. O Cruzeiro mostra muita força no ataque mas ainda precisa se acertar na defesa. Um pouco abaixo desses três eu destaco o Grêmio - com Souza em grande fase mas ainda sendo incerto para o campeonato todo - Corinthians - na figura de Ronaldo, anos-luz a frente de seus adversários no ataque e empolgado com o futebol-eficiente de Mano Menezes - e o Flamengo - com Cuca tentando expulsar de vez o estigma de pé-frio e montando uma equipe com melhor marcação, diferente dos outros anos.

Na parte debaixo da tabela eu apostaria em Barueri, Santo André, Náutico e Avaí.
Não será uma tarefa nada fácil para o Tricolor do Morumbi chegar ao título, ainda mais trabalhando com a idéia de que o último título é sempre o mais difícil de se conquistar, ainda mais quando ele é sequencial. Mas estamos torcendo. Alguns ajustes e dezembro poderá continuar naquela bela mesmice: com o São Paulo comemorando mais um Brasileiro.


segunda-feira, 4 de maio de 2009

Debatetiras #23 e 24

Edison Comemoração

Edison Comemoração - Versão Lusa

Debatecast Tricolor #10

O Debatecast Tricolor #10 foi mediado por mim Claudio Leiva e contou com a participação de Thiago Facchinetti, Flávio Gobbato e Fernanda Cristina.

Os assuntos debatidos foram:

- Os confrontos das oitavas-de-final da Libertadores;

- A espectativa do SPFC no Brasileirão;

- As finais dos estaduais;

- "Que Toquem As Cornetas".




( Tempo:55min, Tamanho:25MB)