quinta-feira, 23 de abril de 2009

Batendo o América... pela América!

O São Paulo fechou sua participação na fase de grupos da Libertadores de América, na noite de ontem, com uma vitória por 2x1 sobre um América de Cali recheado de reservas. O São Paulo venceu mas não convenceu pois além de não ser uma vitória fácil o clube ainda precisou virar o jogo para levar os três pontos, com o último gol sendo fruto de um momento de sorte.

O Tricolor entrou com o mesmo esquema usado contra a última semifinal contra o Corinthians, com Dagoberto de winger e Rodrigo improvisado na lateral-direita. Acho até um bom esquema, contanto que tenhamos um lateral-direito na sua função e não mais um jogador improvisado, como tem sido a tônica do setor. A idéia era boa ao meu ver: jogar num "4-4-2 europeuzão", com as tais "duas linhas com quatro", sendo a primeira delas composta por Rodrigo, Miranda, Renato e Junior Cesar e a linha do meio-campo com Dagoberto, Jean, Hernanes e Jorge Wagner.

O problema tricolor, ao meu ver, foi sofrer um gol logo no início, onde Jorge Wagner perdeu mais uma bola no meio-campo, não houve o combate e Diego Charra, meio-campista colombiano, explorou a direita tricolor (coincidência, não?), lançando Parra na velocidade. Miranda também só acompanhou o jogador e não deu o bote, assistindo o atacante chutar fraco, na saída de Bosco e abrir o placar. O São Paulo teve que correr atrás do placar e se dessarumou, mostrando mais um vez um certo desespero para igualar o jogo. Dagoberto fazia muito bem sua função pelo lado direito mas Jorge Wagner, pela esquerda, não repetia seu companheiro. No centro, Jean corria por ele e por Hernanes, que mais uma vez foi apagado no jogo, o que deixava o time mais aberto e falho na marcação. O Tricolor martelava mas, a exemplo do último jogo pelo Paulista, finalizava sem direção. Washington ainda perdeu um gol feito, quando fez o certo e tentou surpreender o goleiro Mesa, batendo por cima. Borges, nas oportunidades que teve também finalizou mal, por cima do gol. Pelo lado do adversário, o América jogava calmamente e ainda teve chance de ampliar o placar logo após o gol, mas desperdiçou a oportunidade. O Tricolor foi para o vestiário com a derrota no placar.

No segundo tempo, o São Paulo partiu para o "abafa" na busca do empate, mas continuava desordenado. O grande premiado da noite foi Dagoberto - merecidamente - pela luta que mostrou do início ao fim. Em jogada de Jean, Dago recebeu a bola e bateu, quase na pequena área, na saída do goleiro, igualando o marcador. Posteriormente, em mais uma besteira do goleiro Mesa somando os dois confrontos - o arqueiro foi isolar a bola e chutou nas costas de Dago, que havia pulado em sua frente - saiu o segundo gol do São Paulo. O Tricolor passava a frente no placar mas não mostrava um futebol compatível com o que se exige de seu elenco. O América que já apelava para a popular "cera", tentou empatar o jogo e se lançou mais ao ataque, mas foi em vão. Ao final da partida, o Tricolor trocou Borges e Rodrigo - contundido - por Hugo e Aislan, respectivamente, mas o placar não se alterou.

O São Paulo termina a fase de grupos como campeão de sua chave e aguarda a definição da fase para saber quem será seu adversário, decidindo a vaga em casa. Com uma campanha com 13 pontos, deve terminar entre os 5 primeiros colocados na classificação geral, com grandes chances de ser o quinto.

A fase de mata-mata vem aí e o São Paulo tem 14 dias de descanso para treinar e melhorar sua postura e futebol no torneio para se tornar Tetracampeão da Libertadores.

P.S - A torcida Tricolor, mais um vez, deu um show nas arquibancas, enchendo o estádio e apoiando os 90 minutos, mesmo com o placar desfavorável! Parabéns!!
Crédito da imagem: Globoesporte.com

Um comentário:

HTTP://soumasspfc.blogspot.com/ disse...

PRA FALAR A VEDADE O SPFC TA PRECISNDO MELHORAR.TA MUITO ACOMODADO.