quinta-feira, 20 de agosto de 2009

A evolução tricolor em números

É muito cedo para afirmar que seremos campeões pela quarta vez consecutiva. Há muitos jogos pela frente, tem a questão do desgaste físico etc. Mas é inegável que já é uma hipótese cada vez mais considerada e temida por todos. Temida pelos adversários, é claro.

Ser campeão duas vezes em seguida em um campeonato tão forte quanto o brasileiro é muito difícil. Três é um fenômeno. Quatro, embora não seja impossível, é uma tremenda improbabilidade estatística.

E, já que falamos em estatística, vejam no gráfico abaixo a evolução dos pontos do São Paulo e do 1º colocado após cada rodada do Brasileirão 2009. A diferença chegou a 13 pontos nas rodadas 11 e 13. Claro que o gráfico fica um pouco distorcido porque alguns times estão atrasados no número de jogos, mas, na pior das hipóteses, caso o Inter ganhe os dois que lhe faltam, a diferença será de apenas 3 pontos. É interessante notar também que a 1ª colocação já mudou de mão várias vezes (Cruzeiro, Internacional, Atlético MG e Palmeiras).

O problema agora é segurar a onda, revezar os jogadores para minimizar o desgaste físico e não se deixar abater quando empatarmos ou mesmo perdermos pelo meio do caminho, afinal, não se pode ganhar todas.

Ou pode?

Evolução

Um comentário:

Claudio Leiva ''Claudera'' disse...

Engraçado. Parece gráfico de disputa política e o que liderava falou alguma merda e começa perder espaço para os outros. kkkkkkk